Array

Projeto Beeland - Apicultura e Polinização


O Projeto Beeland - Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios tem como principal objetivo caracterizar, avaliar e objetivar o valor do serviço ecossistemico proporcionado pelas abelhas e pela apicultura, valorizando o seu contributo para a sustentabilidade e resiliência dos territórios.

Pretende desenvolver um conjunto de outputs capazes de robustecer a atividade apícola e os serviços associados. O projeto rege-se por três linhas de ação específicas, cada qual com objetivos operacionais concretos e dentro das quais se desenvolverão diversas ferramentas.

A Carta de Aptidão Apícola, o Guia de Boas Práticas de Gestão de Paisagem Apícola e os contributos para a atualização dos Cadernos de Especificações das DOP de Mel Português são o exemplo dessas ferramentas pretendendo que se tornem instrumentos de apoio à tomada de decisões, maximizando o valor económico da atividade e o aproveitamento sustentável dos recursos.

Linhas de Ação Objetivos Operacionais
Sistemas de produção mais sustentáveis
  • Promover o uso sustentável do solo, água e biodiversidade;
  • Promover os serviços de ecossistemas agrícolas e agroflorestais
Serviços de ecossistema
  • Promover os serviços de ecossistemas agrícolas e agroflorestais;
  • Manter e incrementar as áreas de agricultura, nos territórios agroflorestais mais vulneráveis ao risco de incêndios rurais;
  • Promover a sustentabilidade da agricultura e da pecuária extensiva.
Pequena agricultura e agricultura familiar
  • Promover a sustentabilidade da agricultura e da pecuária extensiva;
  • Manter e incrementar as áreas de agricultura nos territórios agroflorestais mais vulneráveis ao risco de incêndios rurais